VÍDEOS

1 de jun. de 2011

Entrevista de Ken Block em seu retorno ao WRC / Q&A: Ken Block on his WRC return

Por: David Evans - Autosport

Ken Block retorna para o Campeonato Mundial de Rali na Argentina esta semana. O evento Sulamericano é o primeiro desde que ele bateu com o Fiesta RS WRC fortemente em Portugal, em março.

O site AUTOSPORT conversou com Block antes de seu retorno aos estágios.

P. O que você fez nas últimas oito semanas?

Ken Block: Eu tive durante este tempo parado, porque minha esposa estava esperando nosso terceiro filho e de ter participado do nascimento dos dois primeiros eu não ia perder o terceiro, então eu deixei essa parte da minha agenda aberta. Foi difícil, porém, observando as etapas acontecendo e estar longe deles. Mas foi um bom momento para voltar e aproveitar tudo o que estava acontecendo na casa.

Pergunta: E como está tudo em casa?

KB: Ótimo. Tivemos um menino, seu nome é Mika Tre Block.Tem sido bom estar por perto, mas de repente o tempo passou e estava chegando para me preparar para a Argentina, então comecei a trabalhar na formação e assistir a cobertura de eventos anteriores.

P: O Fiesta é mesmo que capotou em Portugal, ou é um carro novo?

KB: É o mesmo de Portugal, reparado. Foi ótimo voltar ao carro. Demora um pouco para voltar depois de um grande acidente, mas eu estava tão animado para dirigir novamente. Da última vez eu estava de cabeça para baixo, então eu fiquei feliz de ver que o caminho certo novamente. Este é um evento difícil, no entanto.

P: Você pilotou o Fiesta desde Portugal?

KB: Não, não. Era para usá-lo em um evento promocional em Londres, mas porque ainda estava pronto, tive de usar o Focus. A primeira vez que dirigi o Fiesta, foi no shakedown aqui ontem. O Focus definitivamente me ajudou por apenas por estar pilotando em carro em Londres, deslizando com o carro foi bom para mim. Mas foi um tempo que fiquei sem o Fiesta.

P. Qual é a sua abordagem para esta etapa?

KB: Eu estou pilotando de forma um pouco mais conservadora. Mas isso não tem nada a ver com o acidente. Como eu disse, este é um evento difícil e estou querendo apenas terminar o evento. Estou dirigindo com cautela para terminar, não porque eu estou com medo. O acidente de Portugal não me afetou, sei que amo o que faço e não há muitas situações que poderiam impedir-me de que fazê-lo


P. Esta é sua primeira vez neste evento, o que torna difícil para um novato?

KB: Há uma enorme variedade de terreno aqui. É tipo como de Portugal, com um monte de curvas e saltos ao longo do percurso e coisas assim, mas há muito mais pedras e lugares para quebrar o carro aqui. Estar aqui pela primeira vez é difícil. Eu nunca estive antes neste país, para escrever as notas tem sido bastante difícil.

P: O que você acha das seções de asfalto?

KB: Posso ver o que os organizadores estão tentando fazer, tentando misturar o percurso um pouco. Alguns deles são muito complicados, especialmente as seções no primeiro dia. No momento em que chegarmos lá, os pneus vão ser destruídos, mas também, eu acho que isso mostra as habilidades do piloto de rali - que pode descer a montanha na estrada de cascalho e em seguida, conduzir em uma estrada de duas pistas e sair acelerando. A diferença entre a seção de cascalho da fase de Condor, que é tão sinuoso e, em seguida, o asfalto é muito rápido.

P. O que é um bom resultado aqui para vocês?

KB: Gostaria de estar entre os Top-10. Mas meu maior objetivo é dirigir bem. Preciso obter algumas milhas, pois perdi muito tempo nesta temporada. E preciso seguir de onde eu estava no México. Quando o carro estava indo bem no México, os tempos de estágio foram mais próximos do que nunca para os outros Fords.Eu ainda era 1.1 ou 1.2 segundos por quilômetro mais lento que Mikko [Hirvonen] e Jari-Matti [Latvala], mas o México foi o primeiro evento em que estava me senti bem. UM pouco antes do acidente em Portugal, senti que estava indo a algum lugar e ficando melhor.


P. Este evento é normal reunir muito público, você já viu tanta gente assim?

KB: Você está brincando? É uma loucura! Eu nunca vi tantos espectadores no reconhecimento ou em um shakedown para um evento. Os fãs daqui são tão entusiasmados, eles ficam gritando para mim, mas todos eles são muito educados. Há alguns lugares onde eles são entusiasmados e rudes, mas aqui eles são apenas muitos. Eu ouvi as histórias de 1,5 milhões de espectadores assistindo a este evento, mas foi uma surpresa vê-los antes mesmo do rali começar.
E não parece ser apenas uma admiração por aquilo que faço. Estávamos prestes a iniciar um estágio de reconhecimento no meio do nada e havia um cara de pé ao lado do carro e começou a acenar-me, então, ele agiu como se tivesse em um carro e começou a fazer uns zerinhos em torno de seu amigo. Eu ri, e ele acenou e disse obrigado. Aqui os elogios são realmente sinceros. É muito legal.

Nenhum comentário: