VÍDEOS

13 de mar. de 2011

Ken Block no Global RallyCross

Ken Block é um cara ocupado. Em 2011, o piloto estará presente em nove das treze etapas do World Rally Championship (WRC), no 17º X Games, na Gincana World Tour, vários festivais de automóvel, de acordo com seu site, no RallyCross e três eventos ultra-secreto a ser anunciado.

As corridas de Rali é a vida de Block nos dias de hoje - nada mal para um empresário que não participava do esporte, até meados de seus 30 anos.

No dia 2 de março foi feito o anúncio do RallyCross Global Championship, um dos "eventos top-secret". Block não pode competir no campeonato ainda, e não importa que ele vai perder a primeira corrida devido a um conflito de datas com o WRC. Independentemente disso, está ansioso para a exposição que dará ao esporte nos EUA. O ESPN Action Sports conversou com Block logo depois que voltou da etapa do México do WRC.

ESPN- Você gostava de Rali quando era jovem? Quanto este esporte cresceu nos Estados Unidos desde que você era criança?
BLOCK- Eu acho que teve um grande crescimento de espectadores e fãs em geral, desde que eu comecei no rali [em 2004]. No último evento do Rali da América a quantidade de espectadores triplicou. Obviamente, o interesse em Travis [Pastrana] e em mim ao longo dos anos foi algo que fez o rali explodir. Pegue o Facebook como exemplo: Travis e eu temos mais fãs que qualquer outro piloto no mundo, eu acho. Portanto, há um interesse genuíno lá. Há uma grande quantidade de pessoas que realmente conhecem sobre Rali que simplesmente não existia antes. Foi muito legal assistir esse processo a partir de quando eu comecei até agora. É uma coisa muito legal de ver.

Qual a sua opinião sobre o RallyCross?
Gosto do RallyCross. Não tenho feito muito. Eu amo correr. Essa é realmente a base de tudo que eu faço. Para mim, o projeto RallyCross o lado bom, as atividades, a fase de reunião, espero poder fazer mais no futuro. Eu acho divertido e é ótimo disputar "pau a pau" com garotos e em um carro de rali em uma situação onde as habilidades entram em jogo - no asfalto, na terra e sobre saltos, esse tipo de coisa. Acho que é uma grande variação do rali, um esporte grande, e estou ansioso para fazer mais no futuro.

Quais são as maiores diferenças entre os dois? Que novos tipos de habilidades você precisa ter para ser bem sucedido em RallyCross?
Por exemplo, a próxima etapa do WRC é em Portugal. Agora eu estou sentado na frente do meu computador assistindo "on board" [imagens da câmera]. Com isso e eu ganho mais de 300 milhas para estudar os estágios. Estas são estradas muito originais no meio de Portugal, que são muito complicadas. Temos anotações para nos ajudar com o ritmo e conhecer as fases. Considerando que, Rallycross, você está lidando com um percurso de curta duração, onde há talvez de 8 à 10 voltas e só tem que memorizar o curso de curta duração e aprender a passar o mais rápido que puder. Em cima disso, no rali é você e seu carro contra o relógio. Você não precisa se preocupar com os outros concorrentes tentando te ultrapassar, bloquear ou me jogar fora da estrada, o que é uma grande preocupação no RallyCross, porque você está competindo contra outros seis rapazes durante a prova. Você tem que lutar para ganhar a liderança e depois tentar protegê-la. O estilo de pilotagem é completamente diferente.

Será que os EUA está preparado para uma competição como esta?
Eu acho que sim. Acho que o RallyCross provavelmente se encaixa mais para os americanos do que o rali de estágio, que para mim, é algo difícil de ser um espectador. Você tem que caminhar por florestas e se deslocar para vários lugares para assistir aos estágios. É realmente uma maneira difícil de assistir a um esporte. O RallyCross é mais semelhante à maneira como os americanos gostam de ver futebol, corridas de cavalos, basebol, ou mesmo da Nascar, onde pode-se assistir, tomar uma cerveja, sentar no lugar reservado pra você e assistir uma corrida do começo ao fim tudo dentro de no máximo, duas horas.

Essa é a maneira americana, não é? Fazer tudo em um estádio.
É. Temos que ter um cachorro-quente, algumas cervejas e uns amendoins e ser capaz de ver tudo de uma vez. É uma coisa que o rali de estágio sofre aqui na América. Os europeus e sul-americanos estarão lá e adoro isso. O evento na Argentina terá 1,5 milhões de espectadores nos estágios durante os três dias. Eles simplesmente amam e entendem muito. Mas não acho que isso iria acontecer aqui. Não é apenas a forma como os americanos preferem assistir aos eventos.

Quais são as chances vermos você em todo, se não, algumas das etapas do Global RallyCross?
É tudo uma questão de carros, de tempo e orçamento. Estamos trabalhando com todas as questões agora para ver o que podemos fazer e vamos ver o que acontece. Eu gostaria de fazer tantos eventos quanto possível. Gostaria de fazer algumas provas do rali da América, os eventos de Cross Country e do RallyCross. Eu realmente gosto da diversidade de pilotagem. Estou tentando fazer tudo. Eu tenho uma agenda lotada de eventos do WRC, os X Games, o Gincana World Tour, por isso estou muito, muito ocupado.

Você vai ter que clonar a si mesmo. É o único caminho.
Eu sou um cara sortudo com as coisas que tenho que fazer. Apenas estamos tentando maximizar tudo o que podemos fazer a cada ano e ter muita diversão ao fazê-lo.

O Campeonato Global RallyCross será disputado em três etapas entre março e junho. A primeira etapa será na rodovia Irwindale em Irwindale, CALIFORNIA, nos dias 25 e 26 de março. Mais informações podem ser encontrados no www.global-rallycross.com.

Por: BJ Smith - ESPN Action Sports

Nenhum comentário: