VÍDEOS

13 de jun. de 2011

Ken Block: 'Hoonigan' à bordo de um F1 / Ken Block: 'Hoonigan' on board a F1

A lenda do 'Gymkhana' e estrela do Campeonato Mundial de Rally, Ken Block vai pilotar o carro de teste da Pirelli F1, que tem sido utilizado pela empresa italiana desde que seu programa de retorno a Fórmula Um foi anunciado em junho de 2010.

O carro foi utilizado na temporada 2009 pela Toyota, mas que desde então tem sofrido modificações aerodinâmicas e distribuição de peso para simular as mais recentes normas da Fórmula Um, que o atual pneu P Zero se destina.

Antes de Block pilotar em 05 de agosto o ultimo dia de testes no famoso circuito de Monza, na Itália, o carro já terá completado dois dias nas mãos do piloto de teste da Pirelli, o brasileiro Lucas di Grassi, que estará avaliando as últimas evoluções dos produtos P Zero para o futuro. Di Grassi vai ajudar Block dando algumas dicas e conselhos de como fazer sua estréia em um Formula Um.

O teste faz parte do programa de desenvolvimento da Pirelli deste ano, juntamente com os 18.000 km de testes privados que foram realizados em 2010, antes da Pirelli iniciar o seu primeiro grande prêmio.

Block usará compostos mais macios, o que dará para sentir ao máximo os 700 cavalos de potência de um Fórmula Um. Os dois pneus mais macios entre P Zero Vermelho (super-macio) e P Zero Amarelo (macio) – darão a Block a aderência e a confiança que ele precisa para se acostumar com o carro. Em particular, estes pneus atingem sua temperatura operacional de cerca de 100 graus centígrados em menos de duas voltas.

Mais tarde, no teste, ele deve ter a oportunidade de experimentar os dois compostos mais duros: P Zero Branco (médio) e P Zero Prata (duro). Estes pneus têm um desempenho pouco menor do que os mais macios, mas maior durabilidade e resistência a altas temperaturas - para não deixar de mencionar os “zerinhos” estilo 'Gymkhana'!

"Tive sorte o suficiente para fazer algumas coisas espetaculares na minha carreira até agora, mas isto é outra coisa", exclamou Block. "Todo mundo fala que a Fórmula Um é o auge do automobilismo mundial, então mal posso esperar para descobrir por mim mesmo. Sou muito grato a Pirelli, que tem sido um dos meus parceiros desde 2010, por esta incrível oportunidade. Estes carros são tão especializados que preciso ser realista sobre o que posso fazer, mas sei que vai ser muito divertido, algo totalmente novo."

Monza, está a meia hora da sede da Pirelli, em Milão, é conhecida como a casa do GP da Itália, e é também uma das etapas mais emblemáticas do calendário da Fórmula. O primeiro Grande Prêmio da Itália em Monza, em 1922, foi vencido com pneus Pirelli e a pista teve um significado muito especial para a empresa italiana desde então.

Situado num parque ao norte de Milão, Monza também é um dos circuitos mais rápidos e mais espetaculares da temporada, graças à sua combinação de retas longas e curvas rápidas. Na verdade, quase 80% dos 5,793 km do circuito é em aceleração máxima. É um circuito moderno e famoso por ter um museu como atração turística, preservando a história do automobilismo.

Paul Hembery diretor da Pirelli Motorsport acrescentou: "Estamos absolutamente encantados por Ken fazer sua estréia ao volante de Fórmula Um com a gente, e onde melhor que Monza? Espero que ele aprecie bastante a experiência de pilotar estes carros impressionantes. Através da nossa parceria com o programa Gymkhana e o Campeonato Mundial de Rali no ano passado, ele nos impressionou com sua abordagem específica, o seu feedback técnico e seu jeito único de comercialização do esporte. Estamos realmente ansiosos para descobrir o que ele pensa sobre os nossos pneus da Fórmula Um, e tenho certeza que os milhões de fãs ao redor do mundo não podem esperar para vê-lo ao volante de um F1. Ken parece ser uma pessoa que fez de tudo em sua carreira até agora - por isso estou muito feliz por sermos responsáveis por essa nova experiência para ele "

Fonte e Imagem: www.us.pirelli.com

Nenhum comentário: